Tecnologia permite atendimento de perícia médica em Esplanada

11/04/2024 | Notícias | 0 Comentários

Teleatendimento evita deslocamento dos cidadãos por até 200 quilômetros na Bahia

A Agência da Previdência Social em Esplanada, vinculada à Gerência-Executiva do INSS em Salvador, integra a segunda fase do projeto piloto de teleatendimento da perícia médica na região nordeste. Em um primeiro momento, foram agendados 89 atendimentos entre os dias 11 e 27 de março e a taxa de comparecimento foi de, aproximadamente, 73%. A princípio, são contemplados com a modalidade apenas os cidadãos que aguardam avaliação médico pericial em requerimentos de Benefício de Prestação Continuada (BPC).Com o atendimento telepresencial da perícia médica, o cidadão vai até a Agência da Previdência Social mais próxima, no dia e horário marcados, para a avaliação da deficiência ou incapacidade – com a finalidade de definição dos pedidos de benefícios. Após a identificação pela equipe administrativa da unidade, e a digitalização dos relatórios médicos e inclusão nos sistemas corporativos, o cidadão é direcionado a uma sala específica, onde será atendido por um profissional da Perícia Médica por meio do uso de equipamentos de áudio e vídeo.

O gerente da Agência da Previdência Social Esplanada, Lucas Limoeiro, fala sobre as primeiras impressões. “É uma novidade que veio para atender a necessidade da região, que é muito grande e muito carente. Muitas pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção não vão precisar passar o dia inteiro viajando para serem atendidos e o prazo de espera pelo benefício diminui”. O gestor também comenta a receptividade dos cidadãos. “Ainda tivemos alguma dificuldade das pessoas que moram em povoados distantes e dependem de algum transporte, mas o retorno das pessoas é sempre extraordinário quando a gente oferece um serviço de qualidade”.

Para o gerente-executivo do INSS na capital baiana, Ygor Sousa, a avaliação inicial do piloto é positiva. O gestor também comenta que a iniciativa evita o deslocamento do cidadão de Esplanada e municípios circunvizinhos até a capital baiana, a quase 200 quilômetros de distância. “A perícia conectada é um exemplo da tecnologia que aproxima e inclui. Peritos de qualquer lugar do país podem avaliar o segurado no interior da Bahia”. A partir da observação dos primeiros dias, a meta é buscar parceria com a gestão municipal para ampliar a divulgação do serviço e minimizar os entraves de acesso dos moradores dos povoados mais distantes.

Conceição Menezes – Secom/BA

Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/tecnologia-permite-atendimento-de-pericia-medica-em-esplanada 

0 comentários