PA: PREVBarcos realizam mais de 13,5 mil atendimentos no primeiro semestre de 2023

28/07/2023 | Notícias | 0 Comentários

De fevereiro até meados de julho, 28 municípios do Pará receberam o atendimento das unidades flutuantes do INSS

Vinte e oito municípios paraenses foram beneficiados pelo atendimento dos PREVBarcos, somente no primeiro semestre de 2023. As duas unidades móveis flutuantes do INSS, atuantes na mesorregião do Marajó e do Baixo Amazonas, percorreram 3.394,3 milhas náuticas. Nesse percurso, feito de fevereiro a julho, foram realizados mais de 13, 5 mil atendimentos no Estado do Pará.

Já na primeira missão do PREVBarco Belém – em Soure, no Marajó (PA) – a equipe do INSS soube por populares sobre o caso de um jovem acamado, com deformidade grave no corpo, que precisava fazer uma cirurgia e já tinha até tentado suicídio. Foi então que o INSS prestou atendimento domiciliar, pelo perito médico Thiago Camargo e pela assistente social Maria Vieira, que constataram a situação delicada em que o rapaz vivia.

“Nós mobilizamos as autoridades locais na intenção de ajudar. Depois de toda a articulação, nós tivemos a notícia que esse rapaz fez a cirurgia dele na capital! Essas pessoas precisam muito do atendimento presencial, do servidor estar frente a frente com o segurado para ouvir suas necessidades e angústias”, destacou a gerente do PREVBarco Belém, Denise Assunção.

Nesse caso, o INSS prestou de imediato o atendimento pelos servidores da Perícia Médica e do Serviço Social, mas a presença desses profissionais não era rotina nos anos anteriores. Este ano, sete das nove missões realizadas pelas duas unidades tiveram avaliação social e perícia médica. Para a perita médica Patrícia Arimatéia, “ao irmos lá, fazemos com que essa população economize com deslocamento, além de garantirmos que o direito social chegue até elas em tempo hábil”, comentou.

Assim como Patrícia, outros 54 servidores, de diversos lugares do país, estiveram em missão nos PREVBarcos do Pará nesse primeiro semestre do ano; para fazer o reconhecimento de diretos aos benefícios previdenciários e assistenciais. Entre os benefícios mais atendido por eles, estão: o Benefício por Prestação Continuada (BPC), com 1.377 pedidos; o auxílio-doença, com 1.191 requerimentos; e o salário-maternidade, que teve a maior quantidade de solicitações, 1.697 durante o semestre.

Como colocou a gerente do PREVBarco Santarém, Anne Guedes, “a atuação dos PREVBarcos hoje é indispensável”, principalmente porque essas agências flutuantes chegam em comunidades muito isoladas. O atendimento na Vila de Cachoeira Porteira, comunidade quilombola distante 15 horas de barco do centro do município de Oriximiná (PA), exemplifica bem a importância do projeto PREVBarco, que tem justamente o objetivo de expandir a cobertura da Previdência Social.

Volta aos rios

O segundo semestre de missões do PREVBarco Belém inicia, já no próximo dia 31 de julho, no município de Soure, norte do Estado. O barco do INSS de Santarém volta a navegar pelos rios Amazonas e Tapajós no dia 7 de agosto, com atendimento em Itaituba, no oeste paraense. O calendário completo de atendimento até o final do ano pode ser conferido aqui.

Fonte: INSS (https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/pa-prevbarcos-realizam-mais-de-13-5-mil-atendimentos-no-primeiro-semestre-de-2023)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.