Previdência quer juros de consignado de aposentados na casa de 1,95%

27/03/2023 | Notícias | 0 Comentários

Por Valdo Cruz

O Ministério da Previdência Social defende que os juros do empréstimo consignado de aposentados fiquem na casa de 1,95% ao mês, ou um pouco abaixo.

Nesta segunda-feira (27), está prevista uma reunião na Casa Civil para definir as mudanças no consignado depois da decisão anterior, que reduziu os juros de, no máximo, 2,14% para 1,7%. A decisão levou bancos, inclusive públicos, a suspenderem a operação, e o governo recuou.

Na última sexta-feira (24), em reunião realizada em São Paulo com o Ministério da Fazenda, os bancos propuseram uma taxa entre 1,99% e 2,01%. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), uma taxa máxima nestes patamares bancaria os custos da operação do consignado de aposentados e permitiria a volta das operações.

O governo tem pressa porque, depois da decisão dos bancos de suspenderem as operações, os aposentados ficaram sem crédito a taxas mais baixas e, se precisarem de um empréstimo, terão de contratar com juros mais altos.

A definição final deve ser tomada nesta terça-feira (28), em reunião já convocada do Conselho Nacional da Previdência Social.

Além da nova taxa, o governo vai propor também outras mudanças no empréstimo consignado de aposentados.

Deve ser apresentado projeto de lei acabando com as regras atuais que permitem a modalidade de rotativo, renovando um empréstimo, mas sempre a taxas maiores. Além disso, o governo quer limitar o acesso de dados cadastrais dos aposentados por intermediários financeiros.

Fonte: G1 (https://g1.globo.com/politica/blog/valdo-cruz/post/2023/03/27/previdencia-quer-juros-de-consignado-de-aposentados-na-casa-de-195percent.ghtml)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.