Pane em sistema do INSS cancela milhares de perícias e afeta análise de benefícios

27/03/2023 | Notícias | 0 Comentários

24/03/2023

O Valor apurou que o problema poderá impactar em torno de 50 mil agendamentos. Análises de pedidos de aposentadorias e outros benefícios também sofrem com a instabilidade da plataforma.

Uma pane no sistema do INSS, administrado pela Dataprev, gerou o cancelamento de milhares de perícias médicas entre ontem e hoje. O Valor apurou que o problema poderá impactar em torno de 50 mil agendamentos. Análises de pedidos de aposentadorias e outros benefícios também sofrem com a instabilidade da plataforma.

Há casos de consultas médicas marcadas há mais de 90 dias por pessoas que, agora, poderão ir novamente para o fim da fila. Técnicos informaram que as falhas, além de inviabilizarem as consultas, também travam os agendamentos. Internamente, a expectativa é de que o sistema seja normalizado apenas na segunda-feira.

As instabilidades na plataforma têm sido frequentes. O problema soma-se ao déficit de servidores administrativos e de médicos peritos, outro problema que se agravou nos últimos anos.

Segundo o Ministério da Previdência Social, quase um milhão de pessoas aguardam hoje na fila pela perícia médica do INSS. As consultas são necessárias, por exemplo, para concessão de auxílios por incapacidade, pensão por morte e para o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A pane também afeta a análise de requerimentos de aposentadoria e de concessão de benefícios. Neste caso, há quase 2 milhões de processos aguardando análise.

Procurada, a Dataprev informou em nota: “As indisponibilidades registradas em algumas agências do INSS, nos últimos dois dias (23 e 24), estão relacionadas à rede de acesso dessas agências aos data centers da Dataprev. Tal serviço é prestado pela Telebras”.

Segundo a Telebras, uma falha de hardware em sua rede de comunicação gerou a pane que afeta milhares de perícias e análise de requerimentos do INSS. Em entrevista ao Valor, o diretor técnico-operacional da estatal, Luis Fernando Freitas Assumpção, afirmou que o problema será resolvido no fim de semana.

“Na noite de quarta-feira, identificamos uma de hardware na rede de comunicação que gerava oscilação nas comunicações do INSS, hospedados na Dataprev”, explicou. “Estamos trabalhando 24h para resolver esta falha. A gente prevê solução no final de semana, com modernização dos equipamentos de rede.”

A Telebras diz que a rede que atende ao INSS está passando por um processo de modernização. A falha constatada agora era imprevisível, segundo Assumpção.

Por Matheus Schuch, Valor — Brasília

Fonte: (https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/03/24/pane-em-sistema-do-inss-cancela-milhares-de-pericias-e-afeta-analise-de-beneficios.ghtml)

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.