Esperidião Amin destaca parecer sobre aposentadoria especial por periculosidade

23/03/2023 | Notícias | 0 Comentários

O senador Esperidião Amin (PP-SC) afirmou, em pronunciamento na terça-feira (21), ter apresentado parecer favorável, na forma de substitutivo, ao projeto que regulamenta a aposentadoria especial por periculosidade (PLP 245/2019). A proposta é do senador Eduardo Braga (MDB-AM) e dispõe sobre os critérios de acesso à aposentadoria especial aos segurados do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) que exercem atividades expostos a agentes nocivos à saúde e aos que põem em risco sua integridade física pelo perigo inerente à profissão.

O projeto de lei complementar também propõe a obrigatoriedade de a empresa readaptar esses profissionais, com estabilidade no emprego, após o tempo máximo de exposição a agentes nocivos. A matéria está Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e pode ser votada na próxima semana.

O parlamentar acatou parcialmente 15 das 42 emendas recebidas e destacou em Plenário as categorias contempladas em seu substitutivo: mineiros de subsolo,  operadores de segurança privada e os profissionais de atividades de serviço aéreo embarcado, sujeitos à ação da altitude, pressurização e ionizantes.

— Aprovada a Reforma da Previdência, restaram essas pendências especialmente relacionadas a essas categorias, que não terão direito à aposentadoria especial por serem da categoria, mas por terem a sua atividade exposta a riscos e agentes nocivos próprios e definidos. Ou seja, não é porque eu sou mineiro e de subsolo que eu tenho direito a esse tratamento, é se eu estiver na frente de trabalho, ou seja, são as minhas circunstâncias laborais que me darão esse direito — explicou.

Fonte: Agência Senado (https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/03/22/esperidiao-amin-destaca-parecer-sobre-aposentadoria-especial-por-periculosidade)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.