Direito Previdenciário pode ser incluído, como disciplina obrigatória, na grade curricular das faculdades de Direito. Uma conquista iniciada pelo IBDP!

29/10/2018 | Notícias

O IBDP, desde 2007, trabalhou incansavelmente para tonar obrigatória a disciplina de Direito Previdenciário nos cursos de Direito. Apesar de muitos dizerem que seria mais um das utopias do IBDP, não desistimos!

Após anos de bastidores e conversas com a academia, o IBDP convocou os professores de Direito Previdenciário para um encontro em Brasília e, deste evento, fizemos um abaixo assinado sobre o tema, concretizando um documento para que a “utopia” passasse ao plano concreto.

Entre idas e vindas, em 2018, duas audiências públicas foram realizadas: uma pelo Conselho Nacional de Educação; e outra na Comissão de Direitos Humanos do Senado, ambas com provocações e participação do IBDP para ratificar a ideia advinda do ano de 2007: direito previdenciário deveria compor a grade das faculdades de Direito.

Hoje, recebemos com imensa alegria, a notícia de que o Direito Previdenciário foi, finalmente, incluído como matéria obrigatória nos cursos de Direito do país, tornando nosso sonho, nossa “utopia”, uma realidade.

O Direito Previdenciário finalmente alcança seu espaço! Uma cadeira cativa, um lugar de destaque nas faculdades de direito. Soube esperar seu momento, crescendo devagar. Hoje, comemoramos não só a demonstração cabal de sua importância, mas principalmente, a certeza de que a comunidade jurídica olhará para ele com o respeito e o destaque que sempre mereceu!

Com a nova Diretriz Curricular incluindo o Direito Previdenciário como matéria obrigatória, o impacto terá, como consequência, sua inclusão também no Exame de Ordem.

O Parecer aguarda homologação, o que, esperamos, seja o mais breve possível!

Parabéns a todos os envolvidos neste projeto! Parabéns ao IBDP! Mas, acima de tudo, parabéns ao MEC por reconhecer este ramo do Direito que promove cidadania.

Clique aqui e confira o parecer.

Adriane Bramante de Castro Ladenthin
Presidente do IBDP

0 comentários