Situação é diferente para aposentados e pensionista do governo da BA, que devem procurar algum posto do SAC ou realizar a comprovação de maneira remota.
Diferente dos aposentados e pensionistas do governo da Bahia, que podem ter benefícios bloqueados, por não fazerem a prova de vida no mês de janeiro, os aposentados e pensionistas do INSS não são obrigados a realizar a prova de vida até o final deste ano.
De acordo Marcelo Caetano, chefe da divisão de cadastros do INSS, o processo vai acontecer através de cruzamento de dados.
“Essa prova de vida deixou de ser presencial e passou a ser através do cruzamento de dados. É um processo diferente da prova de vida do aposentado do governo do estado. Se o beneficiário do INSS for no banco, ele pode fazer a prova dele, mas até 31 de dezembro nenhum segurado será penalizado por não ter feito a prova de vida”, disse.
Ainda de acordo com o gestor do INSS, toda movimentação, seja bancária, de saúde, e de outras ordens, com acesso do Governo Federal servirá como prova de vida.
“Os aposentados e pensionistas não vão precisar se deslocar para fazer a comprovação. Toda movimentação que acontecer durante o ano, consulta médica, consulta ao próprio INSS, renovação de documento, de senha, toda essa movimentação servirá para cruzamento de informações para comprovação”, diz Marcelo.
Ainda segundo Marcelo Caetano não haverá suspensão de benefícios até dezembro, como já ocorre desde março de 2020, por conta da pandemia de Covid-19.
“A não realização da prova de vida para aposentados do INSS não está causando bloqueios ou suspensão de benefícios dos 36 milhões de brasileiros que precisam dessa comprovação”, contou Marcelo.
O dirigente destaca que no caso de outros bloqueios anteriores à março de 2020, é preciso procurar o INSS ou a instituição bancária.
“A situação é diferente para que quem já estava bloqueado por travas anteriores a março de 2020. Nesse caso é preciso procurar a instituição bancária se o benefício estiver bloqueado, e se estiver suspenso, aí é preciso procurar o INSS”, explicou.
Situação é diferente para aposentados e pensionista do governo da BA
Aposentados e pensionistas do estado precisam fazer a prova de vida
Cerca de 2.300 aposentados e pensionistas do estado podem ter benefícios bloqueados, por não fazerem a prova de vida no mês de janeiro. O prazo era válido até o último dia 31 e foi prorrogado até 16 de fevereiro, ainda assim, milhares de pessoas não realizaram o procedimento.
Ao todo, cerca de 12 mil beneficiários foram convocados. Dos que não compareceram, cerca de 1.100 moram em Salvador e Região Metropolitana. Todos podem ter o benefício suspenso a qualquer momento.
Já em fevereiro, quase 11 mil aposentados e pensionistas foram convocados. Até esta segunda-feira (21), de acordo com a Superintendência da Previdência (Suprev), somente 4.400 realizaram a prova de vida. Quem está pendente tem prazo até o dia 28 de fevereiro.
Prova de vida pode ser feita em algum posto do SAC ou de maneira remota — Foto: Divulgação
De acordo com a Suprev, os beneficiários devem procurar uma unidade do SAC para regularizar a situação, inclusive os que não fizeram o recadastramento dentro do prazo estipulado pelo órgão.
O exame no SAC é realizado somente por agendamento. Para fazer a marcação, o beneficiário pode entrar em contato com a Central de Atendimento da Suprev pelos telefones 0800 071 5353 ou 71 4020-5353. Além disso, também é possível marcar pelo aplicativo SAC Digital, disponível para download para telefones com sistema Android ou iOS ou pela página do serviço na internet.
A coordenadora de relacionamento da Superintendência da Previdência (Suprev), Sílvia Machado, explicou que a convocação é feita no mês do aniversário do beneficiário que instituiu a pensão. Uma vez convocado, ele pode fazer a prova de vida presencialmente, após agendamento, ou de forma remota através de videoatendimento.
“A convocação se dá por mês de aniversário do aposentado ou ex-servidor que instituiu a pensão previdenciária. Então é só considerar o mês de aniversário e ficar atento à convocação. Além disso, a gente faz a convocação enviando um e-mail para essa pessoa informando que ele precisa fazer a prova de vida”, disse a gestora.
Desse modo, ela destaca que “os nascidos em março devem ficar atentos e a partir da última semana de fevereiro já podem iniciar o agendamento através do SAC digital ou através da central de atendimento da previdência”.
0 comentários