Podem firmar parcerias com o INSS organizações da sociedade civil, entidades de representação, empresas e órgãos da administração pública direta e indireta
A Gerência-executiva do INSS de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, tem trabalhado para fortalecer as parcerias com os municípios e sindicatos da região por meio dos Acordos de Cooperação Técnica (ACT). Atualmente, a Gerência possui 19 ACT firmados — doze com sindicatos e sete com prefeituras. Dois dos acordos com sindicatos tiveram espaços de atendimento inaugurados na semana passada, em Espera Feliz e Orizânia.
Os principais objetivos dos acordos são promover a eficiência, economicidade e acessibilidade ao requerimento de serviços prestados pelo INSS, ampliar a oferta de atendimentos presenciais para os segurados, principalmente, em cidades que não possuem agências do INSS, e oferecer mais opções de locais para os segurados efetuarem seus requerimentos com segurança.
“Os ACT’s trazem benefícios como a descentralização dos requerimentos, facilitando o acesso da população em geral, principalmente, a população rural e os idosos que não possuem familiaridade com os recursos tecnológicos da atualidade”, destaca o gerente-executivo do INSS em Juiz de Fora, Hélcio Santos. Além disso, resolvem um problema enfrentado por alguns segurados que era o da necessidade de deslocamento para outras cidades com agências do INSS para serem atendidos. “Muitas pessoas, principalmente as de zonas rurais e de cidades que não possuem agência do INSS, precisam se deslocar para outros municípios para terem acesso ao atendimento previdenciário. Para a população, é muito benéfico ter um auxílio desse tipo”, ressalta.
Através dos ACT’s, são disponibilizados para as Prefeituras um rol de serviços previdenciários para atendimento aos segurados. Já para os sindicatos, os serviços disponibilizados para atendimento de seus associados são estabelecidos, conforme os contratos e as adesões pactuadas.
Atualmente, os acordos com os municípios de Além Paraíba, Andrelândia e Muriaé são os que mais proporcionam atendimentos e protocolos de requerimentos. “Essas cidades têm uma grande demanda. Normalmente, quanto maior a cidade, maior o número de segurados atendidos e, consequentemente, maior o número de requerimentos realizados”, explica a chefe do Setor de Apoio Técnico ao Relacionamento com o Cidadão da Gerência, Ismara de Almeida.
Podem firmar Acordo de Cooperação Técnica com o INSS organizações da sociedade civil, entidades de representação, empresas e órgãos da administração pública direta e indireta. Os interessados em firmar um Acordo de Cooperação Técnica com o INSS, por intermédio da Gerência Executiva de Juiz de Fora, podem encaminhar a Manifestação de Interesse para o e-mail ismara.almeida@inss.gov.br, responsável pelo processo de formalização nessa Gerência.
0 comentários